Foi com enorme alegria que o IDHeC recebeu um presente muito especial de Antônio B. Silva, responsável pela página no Instagran PERNAMBUCO ARCAICO, dedicada a postar belíssimas fotos antigas de diversos locais de nosso estado.
São duas fotos da Igreja das Fronteiras datadas de 1939, verdadeiras relíquias, que fazem parte do acervo da Fundação Joaquim Nabuco.
Já devidamente arquivadas no CEDOHC, em nosso acervo fotográfico, postamos aqui as fotos para que todos possam apreciar e observar como eram os arredores da Igrejinha de Dom Helder, no final da década de 1930 quando ele, residindo á poucos anos no Rio de Janeiro, ainda nem imaginava que um dia, moraria ali e que a sua passagem por essa igrejinha lhe daria uma importância mundial.
A Igreja das Fronteiras faz parte do conjunto do Memorial Dom Helder Camara e está aberta à visitação todas as tardes, de segunda à sexta, das 14h às 17h.
E, aos domingos, é celebrada a Santa Missa, sempre às 11h da manhã.

Igreja Nossa Senhora da Assunção das Fronteiras - Recife 16.07.1939, BAIRRO DA BOA VISTA; RUA HENRIQUE DIAS (Acervo Fundação Joaquim Nabuco)

Lateral e parte posterior da Igreja de Nossa Senhora das Assunção das Fronteiras - Recife 1939 (Acervo Fundação Joaquim Nabuco).
Postado por INSTITUTO DOM HELDER CAMARA às 08:00 Nenhum comentário:
Marcadores: atualidades, fotos antigas, Pernambuco Arcaico
sábado, 28 de maio de 2016
IDHeC RECEBE VISITA DE GRUPO DE FORTALEZA
A semana que termina foi de muita alegria para o IDHeC pelas visitas que recebeu, na manhã do domingo 22, como já falarmos anteriormente e, na tarde da segunda 23, quando recebeu um grupo de 37 turistas de Fortaleza, coordenado pela padre Geovane Saraiva, pároco da paróquia de Sto Afonso e conduzido por dois guias.
O grupo, que estava fazendo Turismo religioso, foi acolhido pelas conselheiras Lucinha Moreira e Bete Barbosa e pelo diretor financeiro Edelomar Barbosa.
O padre Geovane, que escreve para jornais, revistas e sites e já publicou 3 livros sobre Dom Helder, solicitou dar início à visita com a celebração de uma missa, cuja homilia focou a vida e obra do Dom e que levou a Igreja a denominá-lo Servo de Deus, a caminho da beatificação e da santificação. O Padre ressaltou ainda a bênção de poder celebrar na Igreja de Dom Helder.
Os visitantes ouviram sobre a importância histórica da Igreja das Fronteiras, reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN, por dois fatores: por ter sido construída por Henrique Dias, durante a Restauração Pernambucana e por ter recebido a visita de Dom Pedro II, tornando-se Capela Imperial.
Além disso, a Igreja é reconhecida pelo povo como património da história da Igreja Católica, por ter sido escolhida por um dos mais importantes bispos do século XX para ser a sua residência.
Os visitantes conheceram os demais espaços do Memorial Dom Helder Camara: a Casa Museu Dom Helder Camara, reconhecida pelo IBRAM, o Espaço Dom Lamartine e a Exposição Permanente.
O Memorial Dom Helder Camara está aberto à visitação de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h.
O Agendamento para visitas em grupo poderá ser feito através do telefone 3421-1076, de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Postado por INSTITUTO DOM HELDER CAMARA às 08:00 Nenhum comentário:
Marcadores: atualidades, Fortaleza, Pe.Geovane Saraiva, Turismo Religioso
Nenhum comentário:
Postar um comentário