Com medo de novas erupções do Agung, aeroporto de Bali segue fechado pelo 2º dia
Vulcão joga cinzas a entre 2,5 mil e 3 mil metros acima da cratera e colunas de vapor de água.
Por G1
28/11/2017 05h46 Atualizado há 1 hora
Vulcão joga cinzas a entre 2,5 mil e 3 mil metros acima da cratera e colunas de vapor de água.
Por G1
28/11/2017 05h46 Atualizado há 1 hora
Fumaça do vulcão Agung, em Bali, na Indonésia, pode ser vista em vila Kubu, em Karangasem, nesta terça-feira (28) (Foto: Antara Foto/Fikri Yusuf via Reuters)
O aeroporto de Bali, na Indonésia, permanece fechado nesta terça-feira (28) pelo 2º dia consecutivo por causa da atividade do vulcão Agung. As autoridades temem uma nova erupção de grandes proporções e ordenaram evacuações em massa na ilha turística.
"O fechamento do aeroporto Internacional de Ngurah Rai foi prolongado até a manhã de quarta-feira (29). As autoridades do aeroporto continuam com suas avaliações", afirmou Sutopo Purwo Nugroho, diretor de informações da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNBP, sigla em indonésio), segundo a EFE.
Vulcão Agung deixa Aeroporto de Bali fechado pelo 2º dia
Nugroho, em várias mensagens publicadas no Twitter, afirmou que Agung continua expulsando nuvens de cinza a entre 2,5 mil e 3 mil metros acima da cratera e colunas de vapor de água, que é adicionado à atividade sísmica na área.
Um relatório da autoridade da aviação local afirma que "as rotas de voo são cobertas com cinzas vulcânicas", o que, segundo os especialistas, pode afetar os motores das aeronaves e causar acidentes.
Nesta segunda-feira (27), o aeroporto de Bali cancelou 445 voos nacionais e internacionais, afetando 59 mil passageiros.
Passageiros lotam aeroporto internacional Ngurah Rai em Denpasar, em Bali (Foto: Juni Kriswanto / AFP Photo)
Também na segunda, o governo ordenou que os 100 mil moradores que vivem em um raio de 8 a 10 quilômetros do vulcão se retirassem imediatamente depois que o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos elevou ao máximo o nível de alerta de erupção do Agung.
"O potencial de uma erupção maior é iminente", informou a agência, referindo-se a um brilho de magma visível no cume do vulcão na segunda-feira.
Pelo menos 22 cidades perto da montanha foram afetadas pela chuva de cinzas, e os oficiais recomendaram o uso de máscaras como medida preventiva.
Aldeão conduz suas vacas em região próxima ao vulcão do Monte Agung (Foto: Firdia Lisnawati / AP Photo)
O vulcão Agung fica no leste da ilha, no distrito de Karangasem, e longe da maioria das atrações turísticas.
Trata-se da primeira atividade do vulcão desde 1963, quando a expulsão de magma durou quase um ano e causou mais de 1.100 mortos.
Bali é o principal destino turístico da Indonésia, com uma afluência anual que ronda os 5,4 milhões de turistas estrangeiros, segundo dados oficiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário