![Uma Igreja com feições amazônicas](https://www.vaticannews.va/content/dam/vaticannews/multimedia/2018/12/01/amapa1.jpg/_jcr_content/renditions/cq5dam.thumbnail.cropped.750.422.jpeg)
Situada numa região de transição entre o Nordeste e a Amazônia, esta Igreja particular pertence à chamada “Amazônia Legal” e, por isso mesmo, participará do Sínodo dos Bispos de outubro próximo, no Vaticano, dedicado à Região Pan-Amazônica, destaca Dom José Belisário da Silva, O.F.M., ao apresentar-nos a Arquidiocese de São Luís do Maranhão
Raimundo de Lima - Cidade do Vaticano
Amigo ouvinte, continuamos neste espaço de formação e aprofundamento dando voz aos nossos pastores, trazendo-nos um pouco da realidade de nossas dioceses brasileiras situadas em diferentes contextos e desafios pastorais.
Uma Igreja particular pertencente à chamada "Amazônia Legal"
Na edição de hoje vamos ao Estado do Maranhão, mais precisamente, à Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Nosso convidado é Dom José Belisário da Silva, O.F.M., desde 2005 à frente desta Igreja metropolitana da capital maranhense, da qual é o sétimo arcebispo.
Situada numa região de transição entre o Nordeste e a Amazônia, esta Igreja particular pertence à chamada “Amazônia Legal” e, por isso mesmo, participará do Sínodo dos Bispos de outubro próximo, no Vaticano, dedicado à Região Pan-Amazônica.
Criada em 1677 como diocese, é a quarta mais antiga do Brasil, tendo depois passado a arquidiocese em 1922. Atualmente, esta Igreja particular tem 55 paróquias presentes nos quinze municípios que formam a circunscrição eclesiástica.
Com um centro histórico patrimônio da humanidade, a cidade sede da arquidiocese – São Luís – possui o maior conjunto arquitetônico português fora de Portugal, como nos destaca nosso entrevistado ao apresentar-nos a arquidiocese. Vamos ouvir (ouça na íntegra clicando acima).
Nenhum comentário:
Postar um comentário