O Curso de Formação Missionária com enfoque na Amazônia, que acontece desde o dia 2, no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF), concentrou suas reflexões, no início desta semana, na dimensão teológica da Missão. O estudo contou com a assessoria do padre Estêvão Raschietti, SX, mestre em missiologia e secretário Executivo do CCM.
Segundo padre Estêvão, ao tratar da missão, deparamo-nos com uma dimensão teológica fundamental: "a missão vem de Deus e é de Deus. A missão tem como origem o amor fontal de Deus, um amor que transborda. É Deus quem faz acontecer
a missão". Isso quer dizer que, "ao sermos enviados, nós participamos da missão de Deus, que deseja amar a humanidade, quer cuidar de cada um de nós e solidarizar-se com as situações mais difíceis de opressão e sofrimento". Para o missiólogo "é importante entendermos a missão dessa forma, a fim de que, o sucesso não dependa das nossas ações. Isso nos coloca a caminho para ir ao encontro das pessoas de maneira gratuita, despojada, serviçal e disponíveis, como Jesus". Referindo-se ao processo de inculturação, padre Estêvão ressaltou que, "muito além de uma atividade, a missão é uma viagem interior de superação, uma viagem Pascal que nos faz passar para uma nova vida".
Participam da formação 20 pessoas, entre religiosas, presbíteros e leigos, que se preparam para a missão, de maneira especial, na região amazônica. Desde o início dos trabalhos, já foram abordas as dimensões humana e bíblica. A programação se estenderá até o dia 27 de junho e inclui ainda, abordagens teológica, geográfica, histórica, antropológica, socioambiental, ecumênica e espiritual.
Natural de Barretos (SP), Irmã Júlia Maria Peccim, da congregação das Dominicanas de São José,
deve ir à Belém de Solimões, na diocese de Tabatinga (AM). A religiosa será enviada pelo Projeto Igrejas-Irmãs entre o Regional Sul 1 (estado de São Paulo) e o Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima), iniciativa que já envolveu cerca de 70 missionários e missionárias entre padres, religiosas e leigas. Irmã Júlia e Irmã Izabel Patuzzo, das Missionárias da Imaculada (PIME), que também frequenta o curso, farão parte de uma comunidade Intercongracional coordenada pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Regional São Paulo, parceira no Projeto. "O curso está derrubando conceitos e visões de que vamos à missão para ajudar. Na verdade, nós vamos para comungar com o povo e viver a experiência do estilo de Jesus Cristo já presente nas pessoas. Nós vamos para somar forças no Projeto de Jesus que é viver essa comunhão no discipulado", sublinha a religiosa.
Confira também: Começa Curso de Formação Missionária com enfoque na Amazônia
Fonte: www.pom.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário