quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MACIÇO de BATURITÉ > Guaramiranga aposta em festivais como opção econômica

Mosteiros dos Jesuítas
Pe. Geovane Saraiva na Pousada
dos Padres Capuchinos
Guaramiranga > Pouco mais de uma década após a consagração do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga como atrativo turístico, esta cidade serrana do Maciço de Baturité desperta para esse tipo de evento como fonte econômica no calendário regional. O Município estuda a criação de mais festivais ao longo do ano. Deverão atrair com mais frequência o interesse dos visitantes para a “Terra da flor” como também é conhecida. O objetivo é manter os negócios aquecidos de janeiro a dezembro, aproveitando as potencialidades locais, principalmente o turismo, a gastronomia e a floricultura.
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Comerciantes, artesãos, hoteleiros, todos os segmentos econômicos da região apostam na expansão do calendário cultural e gastronômico como forte alternativa de renda. O clima agradável, o número cada vez maior de condomínios e a proximidade de Fortaleza, são algumas vantagens para ampliação dos festivais especiais. Além da estabilização nas vendas de produtos e serviços, o lucro pode crescer em média pelo menos 30%, assegurando renda continua para todos os setores. Essa é a estimativa do empresário Joaquim Caracas. Ele é sócio diretor do Ecohotel Vale das Nuvens.

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O empresário citou como exemplo o último festival realizado em Guaramiranga, “Letras, Flores e Vinhos”, entre os dias 15 e 17 de novembro. “Os vinhos selecionados, os cenários escolhidos, o show dos poetas, tudo trouxe um charme extra a Guaramiranga, destacando o que este município tem de melhor a oferecer. O Festival atraiu pessoas adoradoras de vinho e proporcionou o momento ideal para a divulgação da ideia de produzir o primeiro vinho do Maciço de Baturité”, acrescentou empolgado em iniciar um novo ramo de desenvolvimento para a região, a vinicultura.

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Para o sócio-proprietário da Fortali Food Service, Rodrigo Quevedo, a mais recente experiência serviu para difundir a boa cultura do vinho, e por consequência a evolução desse marcado. “Guaramiranga tem um clima e um ambiente ideias para se degustar bons vinhos e, por suas vez, os bons vinhos ajudam a qualificar e contribuir ainda mais para o crescimento do turismo local. O volume de negócios realizados pela Fortali durante o evento foi considerado excelente. No total, foram comercializadas cerca de 400 garrafas de vinhos de 40 rótulos diferentes, originários de cinco países  - Brasil, Chile, Argentina, Espanha e França – sendo todos vinhos de qualidade. A lojinha de vinhos do evento também foi uma experiência que deu certo”, ressaltou satisfeito.

O secretário municipal de Turismo, Ricardo Brasil, reconhece a potencialidade dos festivais especiais como incremento econômico. Ele está no seu primeiro ano participando da atual administração municipal, mas já percebeu a importância desse modelo de atrativo. Cada um deles atrai no mínimo cinco mil visitantes. Ele se referiu ao mais recente deles, o “Letras, Flores e Vinhos” como a mais recente prova de viabilidade desse tipo de negócio, envolvendo várias cadeias produtivas, dentre elas floriculturas, restaurantes e hotéis. Três novos projetos devem ser lançados no próximo ano. Deverão se aliar aos autuais, incluindo este último, e transformar Guaramiranga na capital estadual dos eventos, comentou empolgado.
Na opinião dos consultores Franciscus Galba e Ricardo Ruiz, idealizadores e organizadores do Festival Letras, Flores e Vinhos, os resultados obtidos são uma demonstração da viabilidade de eventos planejados. Idealizado há pouco mais de cinco meses, o evento surgiu tímido e compacto, mas aos poucos, foi agregando parceiros, gerando novas ações e atividades até ganhar o formato definitivo, uma construção coletiva. A proposta era preencher, através da literatura e da poesia, complementada com a música, mais um espaço na cena cultural da região. Na área da gastronomia, trouxe como destaque a sofisticada cultura do vinho associada a menus específicos, traduzida em duas atividades: almoço e jantar harmonizados com vinhos e regados à música instrumental e performance poética.
Atualmente, além do Festival Jazz & Blues, iniciado no ano 2000 e realizado no mesmo período do carnaval, movimentando o Maciço de Baturité, com shows bem diferentes da agitação da maior festa popular do planeta, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, realizado no início de setembro, e ainda a Mostra de Artesanato de Guaramiranga, no início de fevereiro e o Viva Guará Sons e Sabores de Guaramiranga, no mês de julho, estes três últimos promovidos pelo Sebrae, completam o calendário de eventos público do Município. A consolidação da parceria, ainda a ser discutida com o secretário Ricardo Brasil, deverá fortalecer ainda mais esse calendário de eventos, explicou a articuladora regional do Sebrae no Maciço de Batutiré, Fabiana Gizelle da Costa.
NÚMEROS
5 mil é o público médio de cada noite de festival realizado em Guaramiranga
R$ 200 mil é o movimento econômico médio de cada festival
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Turismo de Guaramiranga
Rua Joaquim Alves Nogueira, 409 – Centro
(85) 3321.1133
Sebrae Baturité
Av. 7 de Setembro, 961 – Centro
(85) 3347.1570
Fotos > Ribamar Queiroz / Eduardo Lima
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