sábado, 15 de março de 2014

Maestro visita projeto de música em Aquiraz

maestro João Carlos Martins
Um momento único para 300 crianças e adolescentes da Tapera, distrito de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. O maestro João Carlos Martins esteve na manhã de ontem na Associação Tapera das Artes e conheceu o trabalho do local.
Reconhecido internacionalmente e exemplo de superação após abandonar a carreira de pianista por problemas físicos, o músico está à frente da Fundação Bachiana de São Paulo e tem um projeto para criar mil orquestras em todo o País, sendo 100 no Ceará. Ele veio ao Estado para lançar a campanha Acordes do Coração, com o objetivo de arrecadar instrumentos musicais novos ou usados para serem doados à Tapera das Artes.
Ao chegar à sala da associação onde os jovens o aguardavam com os instrumentos, os olhares se dirigiram ao maestro. Eles sabiam quem era a personalidade que estavam recebendo. O reconhecimento foi correspondido quando João Carlos Martins pediu ao responsável pela turma para regê-los. Meninos da Tapera puderam tocar conduzidos por quem já se apresentou em palcos do mundo todo.
Ao visitar a última sala de aula, onde havia um piano, o músico propiciou aos presentes um momento único. Desafeito a formalidades, sentou-se ao lado da estudante Júlia Maria, de 11 anos, e juntos tocaram "Eu sei que vou te amar", de Tom Jobim e Vinicius de Morais, levando muitos às lágrimas.
"Nunca imaginei que ele fosse tocar comigo ali. Foi uma honra muito grande tocar com o maestro", disse Júlia, que está na Tapera das Artes há dois anos e toca piano há um.
Sobre o desafio de criar 100 orquestras no Ceará, o maestro lembrou de grandes nomes da música erudita no Estado e afirmou que considera os cearenses Eleazar de Carvalho e Jacques Klein, respectivamente, o maior regente e um dos melhores pianistas do Brasil. "Espero que daqui a dois anos possamos dizer que o Ceará lidera o projeto".
Confira vídeo
A respeito dos problemas de saúde, João Carlos Martins minimiza as dificuldades. "Meu problema é simplesmente o de um pianista que perdeu as mãos para o piano. É muito menor do que uma pessoa que perdeu a visão ou o de uma pessoa que ficou tetraplégica. Mas, pela exposição na mídia, sei que acabei servindo de exemplo para milhares de pessoas", afirmou.
Segundo ele, é preciso sempre acreditar num amanhã melhor. "Uma adversidade pode levar você ou para o abismo ou ser uma plataforma para você construir um futuro. Foi isso que eu procurei fazer, mantendo sempre na minha vida a palavra esperança", enfatizou.
Campanha
A campanha Acordes do Coração começa hoje, às 10h, com uma apresentação dos jovens atendidos na associação e a presença do maestro no Mercadinho São Luiz no bairro Cocó.
Os instrumentos musicais doados poderão ser entregues em qualquer unidade do supermercado e serão doados à Tapera das Artes. João Carlos Martins é otimista. "Se aparecer a doação de um instrumento só, fico contente. Se não aparecer a doação de nenhum instrumento, fico contente pela intenção. E se aparecer a doação de vários instrumentos, o exemplo está dado para outros estados", disse.
Mais informações
Lançamento oficial da campanha Acordes do Coração
Hoje, às 10h, no Mercadinho São Luiz, loja Cocó
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário