Agência Ecclesia 26 de Junho de 2016, às 07:30
Foto: Patriarcado de Lisboa
Celebração no Mosteiro dos Jerónimos tem transmissão online
Lisboa, 26 jun 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir hoje à ordenação de oito sacerdotes, no Mosteiro dos Jerónimos, dos quais sete vão ficar ao serviço da diocese.
Numa nota remetida à Agência ECCLESIA, o Patriarcado de Lisboa apresenta os seus sete diáconos que vão ser ordenados presbíteros, por D. Manuel Clemente às 16h00.
“Uma grande paixão por quem está mais longe, especialmente daqueles que, mesmo às ‘apalpadelas’, não encontram a fé”, é o que a Igreja pode esperar de Bernardo Trocado, que é natural de Cascais e foi batizado no Estoril.
O jovem de 27 anos que só começou a “redescobrir a paróquia” quando entrou para a universidade espera também que a Igreja conte com a sua “santidade porque é isso que faz a diferença”: “Espero que Ele me conceda esse dom.”
Joaquim Loureiro tem 30 anos e também vai ficar ao serviço da Igreja de Lisboa, cidade onde chegou com 10 anos vindo da Guarda para os Pupilos do Exército.
A visita do Papa emérito Bento XVI a Portugal, em 2010, foi marcante na sua opção por entrar para o seminário e estudar Teologia quando já trabalhava na banca após concluir a licenciatura em Contabilidade e Administração, aos 21 anos: “Sentia que queria ajudar mais as pessoas. Na banca ajudamos se tiverem possibilidades... não há almoços grátis.”
“Não estorvar ou ser empecilho à graça de Deus”, é o que pretende Marcos Martins; Com 33 anos o futuro sacerdote é natural de Lisboa e do que conhecia “não tinha uma visão positiva e olhava até com desconfiança e preconceito” para o seminário, onde entrou, após ter começado o curso de Filosofia na Universidade Católica Portuguesa, e ficou “deslumbrado e apaixonado”.
Para Miguel Cavaco a vocação “foi-se confirmando” a partir da Jornada Mundial da Juventude, em Colónia, na Alemanha, em 2005.
Com 27 anos o futuro sacerdote natural de Barrancos, Diocese de Beja, já realizou diversos serviços pastorais e a partir da experiência na Paróquia da Benedita considera que “é necessário tentar mostrar Cristo que vem para dar a vida” e que quer os fiéis “ricos do seu Espírito”.
“O que se pode esperar de mim como sacerdote é a disponibilidade para fazer caminho com aqueles que me forem dados”, adiantou Rodrigo Alves que também vai ser ordenado presbítero este domingo e com 25 anos é o mais novo de novos padres da Diocese de Lisboa.
Thiago Leite tem 29 anos e chegou do outro lado do Oceano Atlântico, do Brasil, e pretende ser “aquilo que o Senhor permitir”, “um instrumento nas mãos de Deus”.
O futuro sacerdote recordou que foi no Seminário ‘Redemptoris Mater’ em Lisboa que perdeu os “medos” em relação à vocação, como: “Pensar que agora o Senhor me vai tirar toda a liberdade, tirar a felicidade. Foi um percurso em que o Senhor me deixava livre.”
Nas histórias dos futuros sacerdotes para a Igreja de Lisboa encontra-se também quem sonhava “ser presidente do Benfica” e para isso foi estudar Economia; Tiago Fonseca aproximou-se da vida em Igreja, em 2005, quando foi a Roma acompanhar o Conclave após a morte de São João Paulo II mas o desejo de ser padre sentiu anos mais tarde, em 2009.
Aos sete futuros sacerdotes diocesanos soma-se um da Sociedade de São Paulo (Paulistas)
A celebração das ordenações sacerdotais, presidida por D. Manuel Clemente, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, vai ser transmitida pelo Patriarcado de Lisboa na internet, em www.patriarcado-lisboa.pt.
CB/OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário