sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Francisco Taborda: 80 anos de dom e serviço

domtotal.com
Importante e vasta obra intelectual do teólogo Francisco Taborda é sempre um convite à vida cristã.
O teólogo e padre jesuíta Francisco de Assis Costa Taborda em seu escritório na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte.
O teólogo e padre jesuíta Francisco de Assis Costa Taborda em seu escritório na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte. (Reprodução/ FAJE)
Por Felipe Magalhães Francisco*

Francisco de Assis Costa Taborda é uma pessoa da proximidade. Dispensa títulos e gosta de ser chamado pelo nome. Tem uma fala direta e incisiva e o seu humor é bastante refinado e inteligente. É um verdadeiro mestre, para além das salas de aula. Sua importante teologia marca, fundamentalmente, a formação de muitas pessoas que se dedicam, sobretudo, aos estudos dos sacramentos, da mariologia e da vida religiosa. É um teólogo completo, de formação sólida e abrangente: passeia com naturalidade e familiaridade nos diversos temas teológicos. Não é sem motivos que, há anos, acompanha os alunos e alunas em processo de conclusão dos estudos de teologia, colaborando com a sistematização e síntese dos conteúdos de toda a grade curricular.

É bastante simbólico que o seu aniversário natalício corresponda também ao seu aniversário de batismo. Oitenta anos de vida e de vivência do cristianismo. Como defende: “o cristianismo é vida ou não é cristianismo”. Ao contemplar sua vida e história, só a vê possível como um olhar para Deus e a partir de Deus. E é assim que compreendemos sua vida, seu ministério presbiteral, como religioso jesuíta, e como teólogo e professor: como dom. Sua importante e vasta obra intelectual é sempre um convite à vida cristã, no cuidado e na atenção para com os sofredores e sofredoras da história, como clamor próprio do Evangelho. É para a vida, o lugar do acontecimento pascal para o qual o mistagogo tanto chama a atenção, que voltamos nosso olhar, quando diante da prática pastoral e intelectual de Taborda.

Homenageá-lo, em seus 80 anos de vida e 50 de serviço presbiteral, é louvar a Deus pelo dom fecundo de sua vida e missão em prol do Reino, pautadas no amor e no serviço.

Deixando que suas próprias palavras nos levem à reflexão, apresentamos, como abertura de nossa matéria especial, a entrevista que o teólogo nos concedeu: “De fato, eu sou um homem feliz”, na qual reflete sobre sua própria vida e sobre aspectos importantes de seu labor teológico e pastoral.

Lançando um olhar panorâmico sobre a impressionante produção teológica de Taborda, Geraldo De Mori nos propõe o artigo Taborda: recordando suas contribuições ao “fazer teológico” por ocasião de seu 80º aniversário. No artigo, De Mori apresenta aspectos fundamentais que compõem o pensamento teológico de Francisco Taborda, ressaltando sua importância para o nosso contexto latino-americano.

Toda a teologia proposta por nosso teólogo encontra lugar em sua prática pastoral e comunitária. É o que nos ajuda a refletir e perceber Paulo Henrique Cavalcante, no artigo Francisco Taborda, pedagogo mistagógico na e da Igreja de Santo Inácio de Loyola – Belo Horizonte. No texto, Paulo traz à luz o importante papel desempenhado por Francisco Taborda, no acompanhamento pastoral ao qual se dedica há anos, junto ao povo de Deus.

Ao querido Taborda, mestre e amigo, nossa gratidão por sua vida doada como dom e serviço, que continua e continuará dando muitos frutos!

Boa leitura!

*Felipe Magalhães Francisco é teólogo. Articula a Editoria de Religião deste portal. É autor do livro de poemas Imprevisto (Penalux, 2015). E-mail: felipe.mfrancisco.teologia@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário