segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Os lenhadores estão chegando

A tribo 'lumbersexual' rouba a cena de camisas xadrez, barba com fartura e tecnologia de ponta.

Por Marco Lacerda*
Durante muito tempo pensou-se que metrossexual fosse um tipo de gente chegada ao fetiche de manter relações sexuais furtivas em estações de metrô. E antes mesmo que essa categoria de tipos urbanos pudesse ser claramente definida, surgem os ‘lumbersexuais’. O termo faz referência à palavra ‘lumber’, que significa lenha em inglês.

O estilo lenhador tem cabelos desgrenhados, barba por fazer e roupas largas. Trabalha para uma empresa de software, mas parece recém-saído da floresta: barba é espessa, botas e camisa quadriculada, como um lenhador de faroeste americano dos anos 50.  Com seu estilo selvagem, o homem ‘lumbersexual’ pôs fim ao reinado dos maníacos subterrâneos.

Segundo os estudiosos da moda e dos tipos urbanos, os novíssimos ‘lenhossexuais’ invadiram as ruas de Nova York a Berlim, calando a boca de quem proclamava que o ‘normcore’ – jeito de vestir básico, sem estilo particular – teria sepultado de uma vez por todas as tendências da moda masculina.

Um dos primeiros a detectar a tendência foi Tom Puzak, no site GearJunkie.com, especializado em roupas de camping e aventuras, ao proclamar que "o metrossexual é uma espécie em extinção e está sendo substituída por homens que preferem a vida ao ar livre — ou o simulacro dela — em vez dos hábitos de estética meticulosa".

Recém-chegado às capas das revistas, esse "hipster desarrumado" mais parece um ‘cereal killer’ que leva um machado na mochila de couro, pronto para partir ao meio um pedaço de madeira a qualquer momento. Mas na realidade o que ele leva mesmo é um MacBookAir.

Geoffrey Bruyere, coautor do "Guia do homem com estilo, ainda que mal barbeado", publicado na França pela editora Pyramyd, observa que "acabou a era das silhuetas longilíneas quase femininas. Agora as roupas tem cortes mais amplos e são feitas de materiais mais autênticos como flanela, couros vegetais, denim bruto”.

Outros diferenciais: calças dobradas para deixar as panturrilhas de fora no verão, parcas canadenses no inverno, botas Timberland e grossas camisas de flanela estampadas em xadrez. Importante: combinar a barba mal feita com uma cabeleira penteada, ter um gosto cultural alternativo, amar comida caseira, tudo com a despreocupação e a naturalidade de quem acabou de chegar de Woodstock. O 'lumbersexual' é um tipo determinado a levar uma vida rural dentro das grandes metrópoles.

O lumberssexual constrói sua imagem apelando para os códigos da estética homossexual, o que agrada os gays, e que haviam sido roubados há décadas dos autênticos lenhadores e trabalhadores rurais europeus e americanos.

"A imagem do lenhador existe há muito tempo no pornô gay", disse em entrevista à AFP Sylvain Silvermann, que dirige a seção de cultura da revista homossexual francesa Têtu. "A cultura heterossexual digeriu completamente a cultura gay, apropriando-se de seus códigos de vestir".

O fenômeno já aconteceu há uma década com os metrossexuais, como David Beckham, que adotaram dos gays o cuidado corporal, os cremes e as roupas de marca, sem deixar de preferir as mulheres. O "lumberssexual" se inspira agora no "bear" — o gay urso, barbudo e forte — para reafirmar a virilidade e deixar bem claro que prefere acampar do que visitar as lojas de Tom Ford ou Dolce&Gabbana.

Luis Torres de La Llosa escreve, de Paris, no site Blouin Artinfo: “Os modelos-referências desses novos lenhadore, dependendo da idade, podem ser Ryan Gosling ou Eric Cantona, embora lumberssexuais passem a impressão, com nonchalance ensaiada, de que não se importam com nada do que vêem”.

Por essa lógica, os atores americanos Joe Manganiello ("True Blood") e Vincent Gallo, o australiano Hugh Jackman ("Wolverine") e os britânicos Charlie Hunnam ("Pacific Rim") e Gerard Butler (o guerreiro espartano de "300"), são provavelmente, cada um à sua maneira, lumberssexuais.

Para muitos, a volta do homem viril não é uma novidade porque eles nunca saíram de cena. As mulheres, ao que parece, adoram, ainda que algumas suspeitem que esse seria o retorno do machão, um machão atípico que vai à boate antes do café da manhã. A revista Cosmopolitan pergunta a suas leitoras "Está saindo com um lumberssexual? É hora de saber”. Bom lembrar também que a barba de um lumbersexual é espessa e desalinhada porque ele não se olha no espelho há meses. Na floresta não existem espelhos.

Veja o vídeo e entenda o que é um 'lumbersexual':

*Marco Lacerda é jornalista, escritor e Editor Especial do Domtotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário